Historia de Mulheres: Homenagem a minha Tia-Avo (Em Memoria)

... E como o "se eu soubesse" vem SEMPRE tarde, eis-me aqui...

Se todos nós soubessemos que no ano passado seria a ultima vez que comemorariamos o teu aniversário talvez todos nós tivessemos dito o quanto te amamos, o quão importante eras/és para nós, os teus feitos em nossas vidas... enfim... se pudessemos voltar no tempo... mas não podemos, porque Deus assim o quis... e partiste! De uma maneira tão rápida, de uma forma que até hoje nos custa acreditar, mas enfim... o nosso consolo é a intensidade de como vivemos contigo, do que partilhamos contigo e principalmente do que aprendemos contigo!

Tia-Avo... eu não tive a oportunidade de te AGRADECER-TE por teres sido nos ultimos tempos uma Companheira, minha e das Kis...da Eva Kioja e da Kiya Hossana eras das raras pessoas que lhes chamava pelo nome completo. Tenho registrado no meu coração cada um dos gestos que tiveste em cuidar delas, em dar-lhes banho, em engomar a roupa delas, em ficar com elas... em dar o primeiro funge a elas...  oh nossa companheira do Funge (Como chama o Kilamba) ... Tenhos imagens e Videos ... e isso sim me servem de consolo, mas as vezes não vejo para não chorar... porque sentimos falta... os aniversarios da filha já não são os mesmos... faltas tu para nos brindar com as tuas orações!!! Ouvir a tua voz a cantar os Hinos... ou mesmo para falar alguma coisa! Perguntar alguma coisa...

Quando pensamos em fazer homenagens, e/ou falar de alguém que nos é querido, parece ser uma Tarefa dificil, mas não devia ser... as pessoas precisam de saber o que são elas na nossa vida... precisamos de ser Expressivos, principalmente para os nossos!!! Eu tenho pena dela não poder ler estas minhas palavras... mas mesmo assim vou escreve-las

Eu nunca me vou esquecer do que aprendi e vivi com a minha Tia-Avo...desde que nasci... desde sempre me lembro dela em minha vida, desde o facto de que a minha mãe não precisou de me matricular em nenhuma escola... porque ela fez sempre isso por TODOS da fámilia... porque a única vez que precisei de ir a explicação foi em casa dela.... porque ela era rigida, mas era BOA, ela EDUCOU-NOS, ela dava os puxões de orelha necessários ...

Não se agradece pelo BEM que alguém faz por nós, mas devemos ter consideração!!! Nos dias de hoje estão os principios e Valores adulterados, mas ainda há quem não os perdeu... e sabe Considerar quem lhe faz bem!

...Dia 27 de Março de 2016 eu tinha dois aniversários para ir, um era de uma menina que faria 7anos e o outro era ir ao aniversario de 71 anos da minha tia-Avo, e sabem qual eu escolhi?! Sim o da minha Tia-Avo... era Domingo de Pascoa, então foi o nosso ultimo aniversario com ela, e a ultima Pascoa... Fomos a igreja (Metodista Central de Luanda) , depois fomos para casa, e de casa fomos encher o Quintal da Avo-Ta!!! Foi Tão bom!!!

Já eu dizia a minha mãe: A Avo-Tá está com um semblante Triste! Mas como não podiamos adivinhar que ela nos fosse deixar da forma que foi... para nosso consolo a ultima coisa que ela fez em vida foi ORAR!!! Assim ficamos com a certeza de que ela foi em PAZ!!!  

Se eu descrever mais sobre as vivências com elas , vou ter vontade de Chorar, mas como não quero chorar, pois prefiro me lembrar de cada momento que partilhei com a minha Tia-Avo... de cada sorriso e de cada oração que ouvi da boca dela ...até mesmo os momentos que vivi com ela, em Portugal...das nossas idas as consultas, dela me fazer perguntas várias vezes, de me mostrar o que ia vestir... sim era uma mais velha MUITO VAIDOSA, sempre bem vestida e de cabelinho arranjado. Do oléo que ela me deu para o cabelo... Nunca mais vou comer um Bragre fumado tão bom como o dela! Ela batia Funge com uma RAPIDEZ... Ohhh minha Querida Avo-Tá... São imensas as saudades que sentimos de ti!
Um beijinho e Feliz Aniversario !!! 

Da tua Sobrinha Neta 
Claudia Chitas Neto
<Mana>


Comentários

  1. Muita saudade... ������

    ResponderEliminar
  2. Mana,linda homenagem,até chorei. Consola-nos saber que onde quer que ela esteja continuaremos a amá-la e a recordar o legado que ela deixou. Que ela descanse em paz na companhia do altíssimo.!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares